Luís Infante de Lacerda Sttau Monteiro nasceu em Lisboa, no dia 3 de Abril do ano 1926. É filho do embaixador Armindo Monteiro. O contacto com a vida londrina, devido ao pai ter desempenhado funções diplomáticas entre 1936 e 1943, permitiu-lhe estar próximo de autores e estéticas literárias que influenciaram a sua personalidade, embora não tenha integrado nenhuma escola literária. Sttau Monteiro teve também percepção do flagelo que foi a Segunda Guerra Mundial, o que apura o sentido de justiça na sua obra.
Em 1943, por imposição de Salazar, o pai é demitido do cargo, voltando então para Portugal. O jovem Sttau ingressou no Colégio de Santo Tirso e não se adaptou à disciplina a que o sujeitavam, matriculando-se, posteriormente, no Liceu Pedro Nunes. Licenciou-se em Direito, pela Universidade de Lisboa, em 1951, e durante muito tempo não exerceu a profissão de advogado.
A sua revolta, devido a ausência de liberdade e o seu espírito lutador contra o regime e espírito crítico, leva-o à cadeia de Aljube e, em 1961, foi preso pela PIDE, sendo acusado de participar no golpe militar de Beja, tentativa de revolta fracassada que terá sido apoiada pelo General Humberto Delgado.
O autor iniciou a sua carreira literária em 1960, com o romance Um Homem Não Chora e, daí em diante, seguiu a sua vida como escritor até 1993.
Luís DE Sttau Monteiro morreu em 1993 de Junho no dia 23, no Hospital de S. Francisco Xavier, em Lisboa.